Para quem atrapalha vocĂȘ

É um problema bem comum no trabalho: vocĂȘ estĂĄ querendo fazer algo, jĂĄ estĂĄ no meio da luta e aĂ­ chega alguĂ©m e o interrompe: um colega, um superior, um subordinado, um visitante, um telefonema. Com as tĂ©cnicas certas, vocĂȘ poderĂĄ evitar situaçÔes tĂ­picas de interrupçÔes, e ainda resolve o problema sem que as pessoas fiquem aborrecidas por causa disso É um problema bem comum no trabalho: vocĂȘ estĂĄ querendo fazer algo, jĂĄ estĂĄ no meio da luta e aĂ­ chega alguĂ©m e o interrompe: um colega, um superior, um subordinado, um visitante, um telefonema. Com as tĂ©cnicas certas, vocĂȘ poderĂĄ evitar situaçÔes tĂ­picas de interrupçÔes, e ainda resolve o problema sem que as pessoas fiquem aborrecidas por causa disso.

Medidas antiinterrupção para chefes Feche a porta Hoje em dia, a porta sempre aberta como sinal positivo de relacionamento não é mais praxe entre executivos de ponta. Feche a porta quando estiver resolvendo algo importante, e deixe a porta aberta quando interrupçÔes não incomodam.

Momentos ?fora do ar? Combine com seus funcionĂĄrios os horĂĄrios em que nĂŁo quer ser interrompido, nem mesmo por visitantes. Francamente…

Um bom chefe deve ter condiçÔes de ficar fora do departamento por quinze dias; todas as åreas deveriam ser organizadas de maneira que os funcionårios pudessem resolver sozinhos os problemas.

Medidas antiinterrupção para funcionĂĄrios incomodados pelo chefe Levar trabalhos Quando possĂ­vel, leve sempre material para poder continuar trabalhando enquanto espera na antecĂąmara do chefe; assim vocĂȘ aproveita o tempo e deixa uma impressĂŁo ativa.

Planejamento Aja ativamente, nĂŁo reaja. Em casos de projetos importantes, nĂŁo espere ser chamado pelo chefe; tome a iniciativa, propondo um encontro em um horĂĄrio bom para os dois. A vantagem: vocĂȘ poderĂĄ se preparar adequadamente, e os dois economizarĂŁo tempo.

Francamente… Seja crĂ­tico de si mesmo, verificando se Ă© mesmo o chefe que atrapalha seu trabalho. Se ele for organizado e sĂł interrompe seu trabalho quando Ă© mesmo necessĂĄrio, nĂŁo estĂĄ roubando seu tempo. Procure identificar os verdadeiros motivos de sentir-se incomodado por ele: talvez vocĂȘ queira mudar de emprego ou precisa ter mais autoconfiança.

Medidas antiinterrupção para colegas Seja diplomĂĄtico Aposte na compreensĂŁo mĂștua e comunicação regular em horĂĄrios fixos; seguindo seu relĂłgio biolĂłgico, explique aos colegas em quais horĂĄrios tem o melhor desempenho no trabalho. Coloque um aviso na porta: por favor, nĂŁo interromper entre as 14 e 16 horas. Combine um horĂĄrio fixo diĂĄrio ou semanal para discutir assuntos relacionados com trabalho.

DĂȘ exemplo De jeito nenhum interrompa seus colegas, aparecendo sem aviso: combine um horĂĄrio por telefone. Essa Ă© uma maneira sensata de desacelerar uma firma que funciona com base na cultura do tipo ?tudo agora?. Sem deixar dĂșvidas

Se aparecer alguém somente para bater papo, então vire apenas a cabeça por um momento, dizendo educadamente, mas firme: ?Estou num ponto delicado e queria terminar ainda hoje. Depois vou estar mais folgado. Agradeço sua compreensão?. Com um sorriso simpåtico e acenando com a cabeça, volte imediatamente ao trabalho.

Bate-papo preventivo De manhã, durante o almoço ou depois do trabalho, dedique-se ao convívio social, praticando um bate-papo descontraído, de duração claramente limitada, como manifestação de boa vontade e respeito aos colegas. Algumas interrupçÔes são tentativas instintivas de confirmar coesão no grupo; para isso, cinco minutos por dia são mais do que suficientes.

Francamente… Seja crĂ­tico de si mesmo, verificando qual sua contribuição para as interrupçÔes. VocĂȘ tambĂ©m adora uma boa conversa? Tem medo de ofender os outros por se isolar? Seu trabalho Ă© fĂĄcil ou difĂ­cil demais para vocĂȘ e por isso sempre estĂĄ aberto a interrupçÔes?

Para Saber Mais: Simplifique Sua Vida; de Werner T. KĂŒstenmacher e Lothar J. Seiwert (Editora Fundamento). Visite o site: www.editorafundamento.com.br. ?Abençoados os homens que, nĂŁo tendo nada a dizer, abstĂȘm-se de demonstrĂĄ-lo por palavras?-George Elliot

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima